RIOS DE VIDA

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Austrália em chamas: cadê a santinha ecológica histérica?

Apesar do fato que tem chamado a atenção de todo o mundo (tensão entre os EUA e o Irã),
outro fato chocante e muito triste tem sido pouco difundido no Instagram ou no Twitter de figuras oportunistas como Emmanuel Macron e a santinha ecológica histérica Greta Thunberg.

Outro ativista incoerente e hipócrita, Leonardo DiCaprio, já colocou alguma coisa no Instagram – o problema é que ele não tem moral alguma para falar nada porque não passa de um depravado amante de orgias e para piorar, os produtores do filme “A Praia”, que ele protagonizou, responderam processo do Governo da Tailândia por crimes ambientais. É muito curioso, não é?
Se você for ao Twitter da Greta, o que vai encontrar recentemente é uma série completamente desanimadora de publicações chatas e que não fazem o menor barulho na mídia internacional. Me parece que o maior incêndio do século não é algo tão alarmante assim quanto foram as queimadas na Amazônia.
O que podemos depreender disso é que o óbvio está se tornando de conhecimento global: tudo não passa uma batalha retórica, midiática, eleitoreira e, sobretudo, ideológica. Não se há uma preocupação efetiva com a natureza e as pessoas; o que há é apenas um oportunismo para tentar se promover politicamente através de uma pauta tão importante e séria que é a pauta relacionada à causa ambiental.
Assim como não veremos a adolescente ativista berrando e aparecendo em toda mídia internacional com falas raivosas contra o Estado Comunista Chinês, que viola todo e qualquer acordo político de preservação ambiental e emite gases poluentes ao extremo, simplesmente não veremos nada semelhante contra o Estado e os políticos da Austrália. Deve ser porque o IDH australiano é melhor do que o sueco.
Com isso, não quero cometer o erro de afirmar que não há problemas ambientais sérios no Brasil. Sabemos que há o desmatamento ilegal, e que deve-se haver uma fiscalização maior para que a Amazônia não sofra maiores danos; contudo, é de se lamentar toda esta politização que ignora a realidade e sempre tenta fazer valer o discurso, ainda que este seja totalmente descolado e desconexo dos fatos objetivos.
São quase MEIO BILHÃO de animais mortos e já foram destruídos mais de 5 milhões de hectares de terra; 17 pessoas morreram e ao menos 18 estão desaparecidas. Estamos falando da pior tragédia ambiental do século.

Nenhum comentário: