RIOS DE VIDA

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Família americana doa papiro rado de 2700 anos para Israel

 Documento raro datado ao período do Primeiro Templo é descoberto.

Durante uma missão cristã a Israel em 1965, uma mulher adquiriu um papiro como lembrança depois de participar de uma escavação. Sua família manteve o papiro raro de 2.700 anos exposto em sua casa durante décadas, descobrindo que ele é um dos três fragmentos conhecidos que existem no mundo todo.

Desta forma, o pequeno fragmento contém quatro linhas escritas em hebraico antigo durante o tempo dos reis do Antigo Testamento que começa com as palavras “To Ishmael send” (Para Ismael enviar) e o resto das palavras estão incompletas.

“Este papiro é único, extremamente raro”, disse Eitan Klein, da Unidade de Prevenção de Roubos da IAA, referindo-se ao fragmento escrito em palaeo-hebraico que é da era do Primeiro Templo.

Sendo assim, Klein afirma que apenas dois outros papiros desse período são conhecidos pelos pesquisadores. A família o doou a Israel por meio da Autoridade de Antiguidades de Israel.

De acordo com The Christian Post, Klein foi capaz de localizar o papiro nos Estados Unidos com a ajuda do professor Bruce Zuckerman da Universidade do Sul da Califórnia, que ajudou Klein a localizar o filho do dono do papiro em Montana.

Segundo Klein, o fragmento foi comprado ou doado à residente de Montana quando ela visitou Israel em 1965 como parte de uma missão cristã dos EUA e participou de escavações ao redor de Qumran e conheceu pessoas envolvidas com os Pergaminhos do Mar Morto.

Nenhum comentário: