RIOS DE VIDA

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Igreja “inova” com louvor ao estilo Cirque du Soleil

Pastor coloca aerialistas como parte do momento de adoração
Aerialistas no culto
O pastor Bryan Meadows, fundador da Embassy Church International em Atlanta (EUA), anunciou que sua igreja usará trapezistas como parte do momento de louvor e adoração em todos os cultos. A medida gerou críticas de alguns membros, que acreditam ser uma ‘distração’ para os fiéis presentes.

Fundada há cindo anos, a igreja liderada por Meadows já utilizou em alguns cultos os chamados aerialistas, que fazem performances em longos tecidos pendurados no teto do templo. Esse tipo de performance foi popularizada mundialmente graças ao Cirque du Soleil.
“Nós nos esforçamos para criar uma cultura baseada na criatividade e que revele o caráter de Cristo! #CadaDomExpresso”, escreveu o pastor em suas redes sociais ao fazer o anúncio oficial.
A Embassy Church realizou este mês uma conferência chamada CREATE, que visava “mesclar arte, cultura, mídia, entretenimento e tecnologia”, onde cada membro era estimulado a usar seus “dons artísticos” no ministério.
A performance pode ser vista a partir dos 16 minutos.
Uso de maiô também gera crítica
Porém, a decisão de incorporar esse “louvor circense” não foi vista com bons olhos por pessoas como Ann Brock, que possui um blog bastante popular, onde analisa questões relativas às igrejas.
“Receio que nos afastamos muito da adoração em favor do entretenimento. Eu acredito que Deus, o Criador, nos criou à sua imagem e por ser o Criador, nos fez criativos. Contudo, parece haver uma tentativa das igrejas em competir com o que o mundo tem a oferecer. Já enchemos as igrejas com palcos altos, show de luzes e performances que mais parecem um show pop. Sou a favor da expressão criativa, mas o que acontece quando a produção ofusca o louvor?”, escreveu ela, que também criticou o fato de as mulheres usarem um tipo de maiô na apresentação.
Reagindo aos críticos, Meadows defendeu por que as pessoas criativas, como os aerialistas, podem demonstrar seu talento durante os cultos. Mandando um recado à sua igreja, através de seu perfil nas redes sociais, escreveu: “Porque eles não deveriam levar para um circo os dons que Deus lhes deu? A igreja deve ser capaz de criar espaço para que todos possam usar seus dons para glorificar a Deus … As pessoas podem se distrair por algumas semanas, mas eles vão se acostumar com isso!”.
De acordo com o pastor: “Deus está levantando uma geração davídica, que é chamada para derrotar gigantes do século 21. Como Igreja, devemos ser apostólicos em nossa abordagem, e não apenas invadir diferentes regiões geográficas, mas também em várias áreas da sociedade, tais como: governo, negócios, entretenimento, família, artes e mídia, e educação. Só assim esta geração se erguerá e estabelecerá o Trono de nosso Deus, o Senhor Jesus Cristo”. Com informações Christian Post

Nenhum comentário: